Amigos e amigas: se quiserem pôr as quotas em dia ou enviar-nos um donativo, podem sempre fazê-lo por transferência bancária através do NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 ou então através do sistema Paypal. As quotas de amigo são, no mínimo, 20 euros por ano ou 10 por semestre. É um apoio modesto, mas para nós faz diferença. Obrigado e até já!
|
|
Programação:
Clique em cada uma das actividades para ver o respectivo cartaz.
Composta por 13 painéis com textos e imagens que dão conta da vida e da obra de Mário Dionísio (1916-1993), esta exposição foi concebida em 2011 para ser itinerante, e já viajou muito. Quando a mostramos na Casa da Achada (e esta será a 3ª vez) a exposição fica ainda mais enriquecida com documentos do arquivo, livros, fotografias, pinturas e desenhos de Mário Dionísio e outros de outros autores, pertencentes ao seu espólio.
Exposição permanente
Horário:
Segunda-Feira – das 15h às 20h
Quinta-feira – das 15h às 20h
Sexta-Feira – das 15h às 20h
Sábado e Domingo – das 11h às 18h
|
Exposição
Como esta mão, que segura ou se prolonga no pincel
de 1 de Outubro de 2022 a 17 de Abril de 2023
mais informação |
Como esta mão, que segura ou se prolonga no pincel
Uma exposição de pintura de Mário Dionísio, lembrando passagens do 3º volume do seu diário, Passageiro Clandestino, em que o autor reflecte sobre o acto de pintar. Com todas as suas dúvidas, expectativas, desilusões, experiências, inspirações e aspirações.
|
Ciclo A Paleta e o Mundo XIII
Segundas-feiras 6, 13, 20 de Março às 18h30
Leituras comentadas, com projecção de imagens
mais informação |
Leitura colectiva de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio e de outros textos, para saber mais sobre pintores e pintoras, movimentos artísticos e artistas, em relação com a sociedade e a arte do seu tempo.
Quem lê é Lena Bragança Gil
|
Cinema
OLHO, CÂMARA, ACÇÃO! (III)
O que o cinema podia ter sido (e só foi às vezes)
Segundas-feiras 6, 13, 20 de Março às 21h30
mais informação |
OLHO, CÂMARA, ACÇÃO! (III)
O que o cinema podia ter sido (e só foi às vezes)
O cinema, essa arte reprodutível, transformou a maneira de ver (e fazer) o mundo. Mudou a nossa percepção, ao mesmo tempo que descobria as suas técnicas específicas: colocava-se a câmara em lugares improváveis e impossíveis, construíam-se mundos novos através da montagem, desafiavam-se as visões habituais do "real", propunham-se espectáculos visuais e sonoros mágicos, populares, divertidos, insólitos. Um ciclo com filmes que abriram novas potencialidades técnicas, sociais e políticas do cinema.
Segundas-feiras 6, 13 e 20 de Março às 21h30
6 de Março
Jules et Jim
François Truffaut
(1962) 105’
13 de Março
Uma abelha na chuva
Fernando Lopes
(1972) 65’
20 de Março
Misère au borinage
Joris Ivens
(1933) 27’
+
La pluie
Joris Ivens
(1929) 15’
|
Oficina para pequenos e grandes
As Músicas do Jorge precisam de letra
Domingo 5 de Março, das 15h30 às 17h30
Vamos pintar pormenores da exposição
Domingo 12 de Março, das 15h30 às 17h30
mais informação |
AS MÚSICAS DO JORGE PRECISAM DE LETRA
O Jorge está sempre a fazer músicas novas, no órgão ou na guitarra. Nesta oficina, vamos inventar, colectivamente, letras para caberem nessas músicas.
Com Jorge Aurélio e Pedro Rodrigues.
Todos bem-vindos!
Domingo, 5 de Março, às 15h30
OFICINA DE PINTURA. COMO ESTA MÃO, QUE SEGURA OU SE PROLONGA NO PINCEL: PORMENORES DA EXPOSIÇÃO
Nesta oficina vamos explorar os detalhes dos quadros expostos. A partir de um pormenor, vamos recriar um quadro e ampliá-lo, dando-lhe um novo significado.
Para todos a partir dos 7 anos.
Domingo, 12 de Março, às 15h30
|
Ouvido de Tísico
Nº 40 - Vitor Silva Tavares
textos em verso a várias vozes
Sábado 4 de Março às 15h30
mais informação |
OUVIDO DE TÍSICO Nº 40
Vítor Silva Tavares – Textos em verso, a várias vozes
Vítor Silva Tavares, fundador da Casa da Achada que nos faz tanta falta, passou uma vida, ou várias, a editar os textos dos outros. Bom... mas também escreveu os seus. Às vezes à conta dos outros. Vamos ouvir alguns desses escritos, feitos em contextos diferentes, mas com a mesma característica de serem em verso. Lidos por várias vozes que precisam ainda da sua voz.
Nas sessões «Ouvido de Tísico» a proposta é escutar. Fácil? Difícil? Num mundo que nos quer entupir os ouvidos, nós queremos continuar a fazer cócegas ao caracol. Ouvir-se-ão textos de vários autores, saladas musicais, documentos desencantados do Centro de Documentação da Casa da Achada, discos do princípio ao fim, entrevistas, enfim, de tudo um pouco. Pode-se ouvir de pé ou sentado, sentado ou deitado. Pode ouvir-se de olhos fechados ou abertos, abertos ou semicerrados. Pode-se desenhar enquanto se ouve, ou escrever, ou não fazer mais do que… ouvir.
Sábado, 4 de Março, às 15h30
Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada.
No chão da Achada é uma série de sessões de apoio à Casa da Achada, sessões generosas para o Centro Mário Dionísio se manter de pé.
A Casa da Achada tem o prazer de anunciar que o seu chão será palco de uma generosa actuação da excepcional Ana Deus. O seu extraordinário percurso, que a levou a afastar-se progressivamente do institucional e do mercado e a entregar-se com liberdade e arrojo à exploração dos caminhos da voz, das palavras e da música, diz-nos que esta será uma noite de sentidos cheios.
_____________________________________________________________________________________________________
A quem quiser contribuir para que a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio
continue a existir
A entrada é gratuita em tudo o que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio faz. Não por riqueza ou por mania. Mas porque decorre da própria ideia que Mário Dionísio tinha da cultura. E nós, vários anos depois, também.
As excepções são as edições, é claro. Que os Sócios Fundadores e Amigos da Casa da Achada podem comprar abaixo do preço do mercado.
Os tempos vão maus e os apoios institucionais também.
Por isso, agora dizemos a toda a gente que toda a gente pode fazer um donativo, se assim o entender.
Opção 1: Cartão de crédito ou Paypal
Faça o seu donativo online, de forma totalmente segura, usando o seu cartão de crédito ou a sua conta Paypal.
Caso opte por esta forma de pagamento, o Paypal irá reter uma pequena percentagem do valor doado, pelo que se quiser garantir que iremos receber a totalidade do seu donativo, faça uma transferência bancária (abaixo).
Opção 2: Transferência bancária
Transfira para o NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 a quantia que desejar doar.
Sugestão: Assinar este texto, completando com a quantia doada, e enviar para a Casa da Achada.
Nota: Pode copiar o texto e enviar por e-mail ou imprimir aqui e enviar via postal.