Amigos e amigas: se quiserem pôr as quotas em dia ou enviar-nos um donativo, podem sempre fazê-lo por transferência bancária através do NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 ou então através do sistema Paypal. As quotas de amigo são, no mínimo, 20 euros por ano ou 10 por semestre. É um apoio modesto, mas para nós faz diferença. Obrigado e até já!
|
|
Programação:
Clique em cada uma das actividades para ver o respectivo cartaz.
Composta por 13 painéis com textos e imagens que dão conta da vida e da obra de Mário Dionísio (1916-1993), documentos do espólio do autor, livros, fotografias, poemas, pinturas e desenhos, esta exposição foi concebida em 2011 para ser itinerante, e já viajou muito. Desde há uns anos instalámo-la também como exposição permanente numa parte da Zona Pública da Casa da Achada, podendo ser vista em qualquer altura por quem nos visita.
O catálogo reproduz os painéis biográficos que constam da exposição e inclui também uma bibliografia sumária do autor e um conjunto de opiniões críticas sobre a sua obra plurifacetada – o artista (poeta, romancista, pintor), o pedagogo e, em tudo, o intelectual interventivo, ética e politicamente. São autores dos textos: Isabel da Nóbrega, Jorge Silva Melo, João Madeira, Luís Trindade, António Pedro Pita, Rui Canário, Maria Alzira Seixo, Rocha de Sousa, Regina Guimarães, Cristina Almeida Ribeiro, Nuno Júdice, Saguenail, Manuel Gusmão e Eugénia Leal.
Exposição permanente
Horário:
Segunda-Feira – das 15h às 20h
Quinta-feira – das 15h às 20h
Sexta-Feira – das 15h às 20h
Sábado e Domingo – das 11h às 18h
|
Exposição
Pintarei, pintarei, queiram ou não
de 22 de Abril a 25 de Setembro de 2023
mais informação |
«Pintarei, pintarei, queiram ou não, possa eu ou não. É ali, em luta surda com a tela, que realmente sou eu e só aí sou capaz de entregar-me a qualquer coisa de profundamente gratuito, sem finalidade aparente, sem a intenção de mostrar, de vender, de ser aplaudido ou censurado. É directo, é autêntico, é profundo e espontâneo. É como gostar muito de alguém.»
Mário Dionísio, Passageiro Clandestino, 23 de Setembro de 1964
Inauguração de exposição de pintura e desenho de Mário Dionísio, mostrando o seu percurso dos anos 40 aos anos 90.
Para ver até 25 de Setembro de 2023
Horário:
Segunda-Feira – das 15h às 20h
Quinta-feira – das 15h às 20h
Sexta-Feira – das 15h às 20h
Sábado e Domingo – das 11h às 18h
|
Exposição
EDUARDA DIONÍSIO: Materiais do Arquivo
Mário Dionísio - Maria Letícia
de 29 de Setembro a 21 de Dezembro de 2023
mais informação |
EDUARDA DIONÍSIO: Materiais do Arquivo Mário Dionísio - Maria Letícia
Uma exposição onde se podem descobrir pinturas, livros, fotografias, cartas, gravuras, papéis de trabalho, materiais gráficos e outros documentos que fazem parte do Centro de Documentação da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
Materiais do arquivo de Mário Dionísio e de Maria Letícia que dão pistas sobre a vida de Eduarda Dionísio (1946 – 2023) e as diferentes actividades a que se dedicou: nas escolas, nos sindicatos, na literatura, no teatro, na pintura, nas artes gráficas, em jornais e revistas, na intervenção política e cultural.
Inauguração: 30 de Setembro, às 15h30
Horário:
Segunda-Feira – das 15h às 20h
Quinta-feira – das 15h às 20h
Sexta-Feira – das 15h às 20h
Sábado e Domingo – das 11h às 18h
|
Ciclo A Paleta e o Mundo XIII
Segundas-feiras 4, 11, 18 e 25 de Setembro às 18h30
Leituras comentadas, com projecção de imagens
mais informação |
A paleta e o mundo XIII: Artistas e movimentos da Paleta para fora
Surrealismo.
No ciclo de leituras «A paleta e o mundo», encontramo-nos semanalmente para a leitura colectiva de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio e de outros textos, para saber mais sobre pintores e pintoras, movimentos artísticos e artistas, em relação com a sociedade e a arte do seu tempo.
Quem lê é Manuel Nunes.
Todas as segundas-feiras às 18h30.
|
Cinema
Comédia e Anarquia
Segundas-feiras 4, 11, 18 e 25 de Setembro às 21h30
mais informação |
Ciclo de cinema COMÉDIA E ANARQUIA
Este ciclo de cinema e os textos escritos em torno dos respectivos filmes terão como objectivo identificar e problematizar, no contexto do cinema cómico americano, os seguintes elementos: por um lado, a dupla valência do termo anarquia, ora entendido como mero caos/desestabilização, ora como atentado crítico-ideológico a uma determinada ordem de realidade (e veremos como ambas as formas podem, no fim de contas, ser simultâneas ou equivalentes); por outro lado, a presença de uma função sublimatória ou libertadora no riso (e na comédia enquanto dispositivo que produz e sistematiza o riso), o que torna possível à comédia tecer uma crítica, já não dx indivídux distraídx e inadaptadx (como em Bergson), mas sim da própria sociedade que lhe exigiria o acto de conformidade.
Ciclo organizado por Narciso Miranda.
|
Ouvido de Tísico
Nº 44 - Sons da aldeia
Um passeio de portas abertas entre a sombra dos carvalhos
e o canto do Guarda-rios. Por Boris dos Bosques.
Sábado 23 de Setembro às 15h30
mais informação |
OUVIDO DE TÍSICO Nº 44: Sons da aldeia
Um passeio de portas abertas entre a sombra dos carvalhos
e o canto do Guarda-rios.
Por Boris dos Bosques.
Nas sessões «Ouvido de Tísico» a proposta é escutar. Fácil? Difícil? Num mundo que nos quer entupir os ouvidos, nós queremos continuar a fazer cócegas ao caracol. Pode-se ouvir de pé ou sentado, sentado ou deitado. Pode ouvir-se de olhos fechados ou abertos, abertos ou semicerrados. Pode-se desenhar enquanto se ouve, ou escrever, ou não fazer mais do que... ouvir.
Sábado 23 de Setembro às 15h30
Entrada gratuita
Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada.
|
14º ANIVERSÁRIO DA CASA DA ACHADA
29 e 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro de 2023
mais informação |
ANIVERSÁRIO DA CASA DA ACHADA
Há 14 anos que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio tem as portas abertas ao bairro e à cidade de Lisboa e desde aí tem realizado uma intensa actividade com inúmeras sessões de conversa, debate, leituras, aprendizagens, oficinas, etc, sempre de entrada livre.
Este ano não podemos deixar de dedicar este aniversário a Eduarda Dionísio, que nos deixou em Maio passado. Foi ela que decidiu, em 2008, que o arquivo de Mário Dionísio e Maria Letícia devia ser disponibilizado ao público e que a partir dele se podiam fazer todas as coisas que temos feito e ainda aquelas que estão por fazer.
Entre 29 de Setembro e 2 de Outubro, encontramo-nos para ver uma exposição de materiais do arquivo que nos falam da Eduarda, para conversar, para ver um filme, para fazer uma ou duas oficinas e para reunir forças para o futuro.
29 e 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro de 2023
_____________________________________________________________________________________________________
A quem quiser contribuir para que a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio
continue a existir
A entrada é gratuita em tudo o que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio faz. Não por riqueza ou por mania. Mas porque decorre da própria ideia que Mário Dionísio tinha da cultura. E nós, vários anos depois, também.
As excepções são as edições, é claro. Que os Sócios Fundadores e Amigos da Casa da Achada podem comprar abaixo do preço do mercado.
Os tempos vão maus e os apoios institucionais também.
Por isso, agora dizemos a toda a gente que toda a gente pode fazer um donativo, se assim o entender.
Opção 1: Cartão de crédito ou Paypal
Faça o seu donativo online, de forma totalmente segura, usando o seu cartão de crédito ou a sua conta Paypal.
Caso opte por esta forma de pagamento, o Paypal irá reter uma pequena percentagem do valor doado, pelo que se quiser garantir que iremos receber a totalidade do seu donativo, faça uma transferência bancária (abaixo).
Opção 2: Transferência bancária
Transfira para o NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 a quantia que desejar doar.
Sugestão: Assinar este texto, completando com a quantia doada, e enviar para a Casa da Achada.
Nota: Pode copiar o texto e enviar por e-mail ou imprimir aqui e enviar via postal.