Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

Amigos e amigas: se quiserem pôr as quotas em dia ou enviar-nos um donativo, podem sempre fazê-lo por transferência bancária através do NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 ou então através do sistema Paypal. As quotas de amigo são, no mínimo, 20 euros por ano ou 10 por semestre. É um apoio modesto, mas para nós faz diferença. Obrigado e até já!

 

 

Devido à pandemia, a zona pública da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio está a abrir com um horário um pouco mais reduzido. Por enquanto, abriremos apenas às segundas-feiras (das 15h às 20h) sextas-feiras (das 15h às 20h) e sábados (das 10h às 13h), e às vezes noutras datas e horas, no caso de haver sessões marcadas.

 

Programação:

 

Ciclo

Van Gogh

 

A partir de um ensaio e de uma conferência de Mário Dionísio, que a Casa da Achada decidiu reeditar por se encontrarem há muito tempo esgotados, voltamos a Van Gogh.
Não o Van Gogh mercantil das lojas de souvenirs, das exposições multimédia, das bugigangas, nem o Van Gogh usado para decorar palácios e apartamentos, mas outro Van Gogh, que inspirou Mário Dionísio e nos pode inspirar hoje: o pintor da subversão e das tempestades, o homem que imaginou que podia participar com a sua arte (e a sua forma de viver) na transformação do mundo ou, pelo menos, deixar sementes para uma emancipação futura. O Van Gogh que imaginou cooperativas de pintores, à margem do mercado da arte. O Van Gogh que queria estar com os camponeses sem pão e pintar os despossuídos da terra. Não o Van Gogh rotulado de louco mas o que louca e apaixonadamente aspirou a uma sociedade mais livre e menos insana, com a ajuda dos seus pincéis de fogo.
Oportunidade para um ciclo de três meses, com um conjunto de conversas, leituras, debates, oficinas e para um novo ciclo de cinema.

 

 

Este ano, o fim-de-semana "diferente" que costuma acontecer na Casa da Achada nas vésperas das festas, estende-se por todo o mês de Dezembro. Decidimos que o vírus não iria encostar-nos e demos-lhe a volta, prolongando por vários dias o que habitualmente fazemos em dois ou três. Estamos presentes com um pé no futuro!
 
Dezembro é uma altura em que o pretexto da quadra serve para ajudar a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio a ficar aqui por mais uns tempos: há presentinhos para todos os gostos - livros, calendários, crachás, até coisas doces! - e os Amigos podem aproveitar para pagar as suas quotas e trazer outros amigos que façam o mesmo. Serão presentes com um pé no futuro!
 
Este ano, Dezembro é também o início de um crowdfunding que, esperamos nós, irá ajudar a Casa da Achada a concretizar um projecto que quer intervir com vozes e vontades na discussão de uma questão que não é alheia a ninguém. A Kantata do Tecto Incerto será um encontro de vozes que sofrem na pele o problema da habitação. Contará com elementos do Coro e do Grupo de Teatro Comunitário da Achada, de pessoas que ainda são vizinhas do bairro e de outras que por aqui habitam de várias formas. E queremos trazer amigos que vivem em paragens mais longínquas mas que nos são muito próximos, como a Margarida Guia e o Luiz Rosas, para nos ajudarem a dar forma a este coro de vozes faladas. Dezembro é o ponto de partida desta campanha de angariação de fundos para este projecto e toda a ajuda será muito bem-vinda! Mãos capazes de apoiar.
 
Pelo meio, o ciclo Van Gogh continua com filmes, conversas e uma oficina (já tínhamos saudades!) e continuam as rubricas habituais em torno de livros e de sons. 
 
Com excepção dos dias 26 e 27 de Dezembro, estamos abertos às sextas-feiras e às segundas-feiras das 16h às 20h e também aos sábados e aos domingos das 11h às 18h. Quase sempre há sessões – o melhor é ver o programa!

 

 

Casa da Achada

Programa do mês de Dezembro 2020

Ciclo

Van Gogh

mais informação

Exposição: As Passadas prolongadas Noutros Passos

 

de 26 de Setembro de 2020

a 27 de Junho de 2021

mais informação

Ciclo Paleta e o Mundo

Ciclo A Paleta e o Mundo VIII

 

Todas as segundas-feiras às 18h30

Leituras comentadas, com projecção de imagens,

de obras litárias referidas por Mário Dionísio na

A Paleta e o Mundo

mais informação

Ciclo Cinema: Fronteiras

Ciclo de cinema: Van Gogh

 

Todas as segundas-feiras às 20h30

 

mais informação

Oficinas

Oficina para pequenos e grandes

 

Conheces o Vincent?

Domingos 6 e 13 de Dezembro das 10h às 12h

 

mais informação

Do Tecto Incerto

 

Lançamento do crowdfunding para a

Kantata do Tercto Incerto

e conversa sobre habitação com Ana Gago, João Eça e outros

Sexta 4 de Dezembro às 18h30

mais informação

Ouvido de Tísico

 

Nº 21 - Os Três Porquinhos ou Histórias de Habitação

(Versão Curta)

Sábado 5 de Dezembro às 10h

mais informação

Sonho com uma Cooperativa de Pintores

 

conversa com colectivos de artes sobre o porquê de se juntarem

Quinta 10 de Dezembro às 18h

mais informação

estes livros por alguma rezão

 

Sara Barbosa fala de

«Um dia e outro dia» de Irene Lisboa

Sexta 11 de Dezembro às 18h30

mais informação

Lançamento da nova edição

da Lápis de Memórias/Casa da Achada

Mário Dionísio e Joaquim Namorado
Correspondência

com o autor António Pedro Pita

Sexta 18 de Dezembro às 18h30

mais informação

Leitores Achados

 

Quinta 20 de Dezembro às 18h30

 

mais informação

_____________________________________________________________________________________________________

 

Infelizmente, uma coisa que não deixa de existir, mesmo em tempos de vírus, são as nossas despesas correntes: para além dos pagamentos ao pessoal, as contas da água, da luz, o alojamento da página na internet, dos catálogos das bibliotecas, os alarmes, etc.

Se já estávamos com dificuldades financeiras, agora com as portas fechadas é-nos muito mais difícil angariar fundos através da venda das nossas edições ou da cobrança de quotas ou donativos.

 

A quem quiser contribuir para que a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio

continue a existir

 

A entrada é gratuita em tudo o que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio faz. Não por riqueza ou por mania. Mas porque decorre da própria ideia que Mário Dionísio tinha da cultura. E nós, vários anos depois, também.

As excepções são as edições, é claro. Que os Sócios Fundadores e Amigos da Casa da Achada podem comprar abaixo do preço do mercado.

Os tempos vão maus e os apoios institucionais também.

 

Por isso, agora dizemos a toda a gente que toda a gente pode fazer um donativo, se assim o entender.

 

Opção 1: Cartão de crédito ou Paypal

Faça o seu donativo online, de forma totalmente segura, usando o seu cartão de crédito ou a sua conta Paypal.

Caso opte por esta forma de pagamento, o Paypal irá reter uma pequena percentagem do valor doado, pelo que se quiser garantir que iremos receber a totalidade do seu donativo, faça uma transferência bancária (abaixo).

 

 

 

Opção 2: Transferência bancária

Transfira para o NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 a quantia que desejar doar.

Sugestão: Assinar este texto, completando com a quantia doada, e enviar para a Casa da Achada.

 

 

Quero que a Casa da Achada - Centro Mário Dionísio exista e prossiga as suas actividades culturais de arquivo e catalogação do espólio e da biblioteca de Mário Dionísio, edição, projecção de filmes, realização de oficinas gratuitas para crianças e adultos, manutenção de uma biblioteca de acesso público, realização de exposições, conversas, conferências, projectos de apoio à leitura, intervenção na comunidade e outras actividades culturais abertas ao público.

 

Por isso quero apoiar financeiramente a associação através de uma contribuição de

 

_______________€

 

 

_________________________

(assinatura)

 

 

Nota: Pode copiar o texto e enviar por e-mail ou imprimir aqui e enviar via postal.

 

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2022