Amigos e amigas: se quiserem pôr as quotas em dia ou enviar-nos um donativo, podem sempre fazê-lo por transferência bancária através do NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 ou então através do sistema Paypal. As quotas de amigo são, no mínimo, 20 euros por ano ou 10 por semestre. É um apoio modesto, mas para nós faz diferença. Obrigado e até já!

Devido à pandemia, a zona pública da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio está a abrir com um horário um pouco mais reduzido. Por enquanto, abriremos apenas às segundas-feiras (das 15h às 20h) sextas-feiras (das 15h às 20h) e sábados (das 10h às 13h), e às vezes noutras datas e horas, no caso de haver sessões marcadas.
Programação:
Clique em cada uma das actividades para ver o respectivo cartaz.


|
Exposição: As Passadas prolongadas Noutros Passos
de 26 de Setembro de 2020
a 7 de Junho de 2021
mais informação |
Além de professor e crítico, Mário Dionísio foi escritor, pintor e resistente. Quer datem de anos anteriores ou posteriores à revolução de Abril, os textos que escreveu e as telas que pintou espelham, amplificando-as, as suas preocupações políticas e o seu desejo de participar no parto dum mundo menos infame, mas também as terríveis decepções de alguém que se recusa a asfixiar a esperança. Textos e telas são não menos rasto duma conversa ininterrupta com a literatura e a pintura. O fio condutor desta nova exposição da CA-CMD será o diálogo entre alguns pintores convidados e poemas de Mário Dionísio em torno da temática da resistência, tendo estes últimos servido de ponto de partida para os quadros expostos, todos eles originais. Viajar na poesia de Mário Dionísio através do olhar de Adão Contreiras, Alberto Péssimo, Bárbara Assis Pacheco, Carlos Mendonça, Frederico Mira George, Gonçalo Pena, Isabel Amaral, João Alves, José Smith Vargas, Margarida Alfacinha, Miguel Carneiro e Sofia Areal é a nossa afoita proposta.
Horário da exposição:
Sexta-Feira – das 15h às 20h
Sábado – das 11h às 18h


|
Ciclo A Paleta e o Mundo VIII
Todas as segundas-feiras às 18h30
Leituras comentadas, com projecção de imagens,
de obras litárias referidas por Mário Dionísio na
A Paleta e o Mundo
mais informação |
Uma hora semanal de leitura colectiva de obras literárias referidas n'Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com parágens para comentários e projecção de imagens.
«A Paleta e o Mundo não é uma história, não é um tratado, nem se dirige a especialistas. Quereria ser antes uma longa conversa - porque nunca esqueço que escrever é travar um diálogo constante, uma das várias e mais fecundas maneiras de não estar sozinho. Uma longa conversa com aquelas tantas pessoas, como eu próprio fui, que, vendo na pintura moderna qualquer coisa de chocante cujo porquê se lhes escapa, achariam contudo indigno injuriá-la sem terem feito algum esforço para entendê-la.»


|
Ciclo de cinema: Ficções imobiliárias
O direito à habitação através do cinema
Todas as segundas-feiras às 20h30
mais informação |
Este mês é o colectivo Left Hand Rotation a propor um ciclo de cinema chamado "FICÇÕES IMOBILIÁRIAS: O direito à habitação através do cinema".
Todas as sessões têm apresentação e, sempre que se proporcione, conversa no final da projecção.
Todas as segundas-feiras às 20h30
Os filmes são legendados em português.


|
Oficina de Escrita Online
Perguntas de Algibeira para Encher os Bolsos de Ideias
que dentro em breve serão postas em comum
mais informação |
As cidades foram tomadas de assalto pelas classes abastadas e pelos promotores dos negócios ligados ao turismo. O direito à habitação, direito fundamental – e constitucionalmente garantido... – foi chutado para canto.
Quem busca um modesto tecto a preços acessíveis nas grandes aglomerações urbanas deste país vai ficando tristemente a ver navios. Tudo isto tem causas e consequências
sobre as quais, zangados, todos já reflectimos... Vamos tentar accionar as nossas línguas de perguntador e fabricar perguntas incómodas acerca dos fenómenos de gentrificação, de turistificação, de disneylandização, de especulação imobiliária, etc. com vista à preparação do projecto KANTATA DO TECTO INCERTO, para cuja concretização lançámos um crowdfunding. Fico, ficamos, à espera dos vossos contributos.
Pelas vias internaúticas ou postais actualmente disponíveis.
Com Regina Guimarães.
Enviem os textos por email: centromariodionisio@gmail.com


|
o neo-realismo na era das humanidades digitais
4 Revistas Neo-Realistas
Cadernos da Juventude, Sol Nascente, Altitude e Ler
Visita ao portal RIC com Luis Crespo de Andrade
Sexta 8 de Janeiro às 18h30
mais informação |
Entre as revistas que aproximaram os autores neo-realistas e lhes conferiram voz colectiva, estiveram Cadernos da Juventude, Sol Nascente e Altitude. Mais tarde, a controversa Ler. Revisitar estes periódicos fundadores nas condições proporcionadas pelo Portal RIC - www.ric.slhi.pt


|
estes livros por alguma rezão
Judite Canha Fernandes
ala de A queda de Albert Camus
Sábado 15 de Janeiro às 18h30
mais informação |
Há livros que lemos ao longo da vida e que nos marcaram por alguma razão. Porque não partilhar com outra gente interessada o que se descobriu naquele livro?


|
Ouvido de Tísico
Nº 22 - Entrevista a Alves Redol
(transmitida em 1958)
Sexta 29 de Janeiro às 18h30
mais informação |
Nesta sessão vamos ouvir uma entrevista ao escritor Alves Redol sobre a sua vida e a sua obra, realizada por Igrejas Caeiro e transmitida pelo Rádio Clube Português em 28 de Janeiro de 1958.
Por Diana Dionísio.


|
das nossas edições
Toda a Gente Entrevista Toda a Gente
uma sessão com um jogo de perguntas em que toda a gente escolhe uma pergunta do livro Entrevistas
Sábado 30 de Janeiro às 15h30
mais informação |
A partir do livro Entrevistas, edição da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, uma sessão com um jogo de perguntas em que toda a gente escolhe uma pergunta do livro (que é uma colecção de entrevistas feitas a e por Mário Dionísio ao longo dos anos) e quem quiser responde e lança outra pergunta.
A seguir, lemos também as respostas do Mário Dionísio.

Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada. Para quem quiser será presencial, no quintal da Casa da Achada, para as outras pessoas online na plataforma Zoom. Para inscrever-se: centromariodionisio@gmail.com

_____________________________________________________________________________________________________
Infelizmente, uma coisa que não deixa de existir, mesmo em tempos de vírus, são as nossas despesas correntes: para além dos pagamentos ao pessoal, as contas da água, da luz, o alojamento da página na internet, dos catálogos das bibliotecas, os alarmes, etc.
Se já estávamos com dificuldades financeiras, agora com as portas fechadas é-nos muito mais difícil angariar fundos através da venda das nossas edições ou da cobrança de quotas ou donativos.
A quem quiser contribuir para que a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio
continue a existir
A entrada é gratuita em tudo o que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio faz. Não por riqueza ou por mania. Mas porque decorre da própria ideia que Mário Dionísio tinha da cultura. E nós, vários anos depois, também.
As excepções são as edições, é claro. Que os Sócios Fundadores e Amigos da Casa da Achada podem comprar abaixo do preço do mercado.
Os tempos vão maus e os apoios institucionais também.
Por isso, agora dizemos a toda a gente que toda a gente pode fazer um donativo, se assim o entender.
Opção 1: Cartão de crédito ou Paypal
Faça o seu donativo online, de forma totalmente segura, usando o seu cartão de crédito ou a sua conta Paypal.
Caso opte por esta forma de pagamento, o Paypal irá reter uma pequena percentagem do valor doado, pelo que se quiser garantir que iremos receber a totalidade do seu donativo, faça uma transferência bancária (abaixo).
Opção 2: Transferência bancária
Transfira para o NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 a quantia que desejar doar.
Sugestão: Assinar este texto, completando com a quantia doada, e enviar para a Casa da Achada.
Nota: Pode copiar o texto e enviar por e-mail ou imprimir aqui e enviar via postal.