Amigos e amigas: se quiserem pôr as quotas em dia ou enviar-nos um donativo, podem sempre fazê-lo por transferência bancária através do NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 ou então através do sistema Paypal. As quotas de amigo são, no mínimo, 20 euros por ano ou 10 por semestre. É um apoio modesto, mas para nós faz diferença. Obrigado e até já!
|

|
Programação:
Clique em cada uma das actividades para ver o respectivo cartaz.


|
Exposição: Mário Dionísio Vida e Obra
de 30 de Setembro 2021 a 18 de Abril de 2022
mais informação |
Mário Dionísio Vida e Obra
Composta por 13 painéis com textos e imagens que dão conta da vida e da obra de Mário Dionísio (1916-1993), esta exposição foi concebida em 2011 para ser itinerante, e já viajou muito. Quando a mostramos na Casa da Achada (e esta será a 3ª vez) a exposição fica ainda mais enriquecida com documentos do arquivo, livros, fotografias, pinturas e desenhos de Mário Dionísio e outros de outros autores, pertencentes ao seu espólio.


|
Ciclo A Paleta e o Mundo XI
Segundas-feiras 6, 13, 20 e 27 de Março às 18h30
Leituras comentadas, com projecção de imagens
mais informação |
Em Março começamos às segundas-feiras um novo ciclo de leituras colectivas comentadas e ilustradas: vamos encontrar no diário de Mário Dionísio, Passageiro clandestino, as referências que o autor faz à feitura do enorme ensaio A paleta e o mundo, que foi sendo publicado em fascículos entre 1955 e 1962. Em 6 de Janeiro de 1954, Mário Dionísio escrevia: «Estou a trabalhar [...] no primeiro capítulo de A paleta e o mundo, pela qual o editor está finalmente interessado. É uma obra longa, para muitos meses.» Afinal, seriam anos...
Segundas-feiras 6, 13, 20 e 27 de Março às 18h30
Sessões com lotação limitada a 20 pessoas, com máscara.


|
Ciclo de cinema: Plágios, paródias, patentes e Piratas
Segundas-feiras 7, 14, 21 e 28 de Março às 21h30
mais informação |
Ciclo de cinema: Plágios, paródias, patentes e Piratas
O cinema, essa arte reprodutível, sempre foi um lugar de cópias, imitações, apropriações, citações. Sempre se apropriou (devida ou indevidamente) de coisas que para aí andavam. Andou a respigar na literatura e no teatro, mas também na filosofia e na música, na ciência e na vida quotidiana, é claro. Desde filmes sobre patentes (problema do próprio cinema, desde a sua invenção) a aventuras de piratas, de plágios a roubos (o cinema adora fazer desaparecer coisas), este ciclo junta filmes muito diferentes: fitas de tribunais, filmes sobre piratarias da indústria, assaltos e desfalques, em dramas e documentários, mas também em comédias e paródias. Porque às vezes o cinema responde aos donos do mundo (e do cinema) simplesmente com uma boa gargalhada.
dia 7
ANNE OF THE INDIES (A Vingança dos Piratas)
JACQUES TOURNEUR -
1951 -
81’
dia14
CLOSE UP
ABBAS KIAROSTAMI -
1990 -
98’
dia 21
SWEET AND LOWDOWN (Poucas e Boas)
WODDY ALLEN - 1999 -
95’
dia 28
GUERRA CIVIL
PEDRO CALDAS - 2010 -
90’
Todas as segundas-feiras às 21h30.
Os filmes são legendados em português.

|
Oficina para pequenos e grandes
Roda de Desenho
Sábado 12 de Março, das 15h30 às 17h30
Versos Recortados
Domingo 20 de Março, das 15h30 às 17h30
mais informação |
Roda papel, gira caneta, fazem-se regras e joga-se à roda do desenho. Porque desenhar não é só para quem pode, também é para quem quer.
Com Dan e Dedo Cativo.
Sábado, 12 de Março, 15h30

- Versos recortados e colagens
Recorta-se... e depois cola-se!
Domingo, 20 de Março às 15h30


|
Os Dias do Diário
Leitura de Quatro Andamentos
de João José Cochofel
Sábado 5 de março às 15h30
mais informação |
Vamos fazer a leitura integral do livro de poemas Quatro andamentos, de João José Cochofel, a pretexto do que escreve Mário Dionísio em 5 de Março de 1964 no seu diário Passageiro Clandestino, que começa assim: «Outra vez o Cochofel, a quem sempre abro a porta alegremente. Preocupado com a nossa conversa anterior sobre o livro que pensa publicar.» Quatro andamentos foi publicado em 1966.
Na nova rubrica «Os dias do diário», pegamos num dia do diário de Mário Dionísio Passageiro clandestino e, a pretexto do que lá se diz, preparamos uma leitura, uma conversa, uma proposta de debate ou uma qualquer apresentação de variedades. A sessão passa-se no mesmo dia do ano que foi escolhido.
Sábado, 5 de Março, 15h30


|
Conversa entre leitores
o 2º Volume do diário de Mário Dionísio
Passageiro Clandestino e suas notas
Domingo 6 de Março às 15h30
mais informação |
Prometida desde o lançamento do 2º volume do diário de Mário Dionísio, convidamos leitores deste novo volume de Passageiro Clandestino a virem trocar as suas impressões.
Domingo, 6 de Março, 15h30


|
estes livros por alguma rezão
Luana Loria
fala de Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus.
Sábado 19 de Março às 15h30
mais informação |
Há livros que lemos ao longo da vida e que nos marcaram por alguma razão. Porque não partilhar com outra gente interessada o que se descobriu naquele livro?
Luana Loria vem falar de Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus e da Livraria das Insurgentes.


|
no chão da achada
Mariana Dionísio
Sábado 26 de Março às 18h30
mais informação |
No chão da Achada é uma série de sessões de apoio à Casa da Achada, sessões generosas para o Centro Mário Dionísio se manter de pé.

Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada.

_____________________________________________________________________________________________________
A quem quiser contribuir para que a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio
continue a existir
A entrada é gratuita em tudo o que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio faz. Não por riqueza ou por mania. Mas porque decorre da própria ideia que Mário Dionísio tinha da cultura. E nós, vários anos depois, também.
As excepções são as edições, é claro. Que os Sócios Fundadores e Amigos da Casa da Achada podem comprar abaixo do preço do mercado.
Os tempos vão maus e os apoios institucionais também.
Por isso, agora dizemos a toda a gente que toda a gente pode fazer um donativo, se assim o entender.
Opção 1: Cartão de crédito ou Paypal
Faça o seu donativo online, de forma totalmente segura, usando o seu cartão de crédito ou a sua conta Paypal.
Caso opte por esta forma de pagamento, o Paypal irá reter uma pequena percentagem do valor doado, pelo que se quiser garantir que iremos receber a totalidade do seu donativo, faça uma transferência bancária (abaixo).
Opção 2: Transferência bancária
Transfira para o NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 a quantia que desejar doar.
Sugestão: Assinar este texto, completando com a quantia doada, e enviar para a Casa da Achada.
Nota: Pode copiar o texto e enviar por e-mail ou imprimir aqui e enviar via postal.