Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

 

Sócios Fundadores da Associação
Casa da Achada-Centro Mário Dionísio

 

Ângela de Oliveira, amiga de Mário Dionísio, viúva de Carlos de Oliveira, amigo de Mário Dionísio. (falecida depois da fundação - Ver notícia)

 

António Mota Redol, engenheiro aposentado, promotor do Museu do Neo-Realismo, filho de Alves Redol, amigo de Mário Dionísio.

Presidente do Conselho Fiscal

António Pedro Pita, professor da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra, investigador Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), director regional de Cultura do Centro, autor de textos sobre Mário Dionísio.

Membro do Conselho Consultivo

Clara Boléo, revisora.

Membro do Conselho Fiscal

Cláudio Torres, historiador, fundador e director do Campo Arqueológico de Mértola, filho de Flausino Torres, amigo de Mário Dionísio.

 

Cristina Almeida Ribeiro, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ex-assistente de Mário Dionísio, autora de estudos sobre a obra literária de Mário Dionísio.  

 

Cristina Reis, cenógrafa e directora do Teatro da Cornucópia, amiga de Mário Dionísio

 

Diana Dionísio, mestre em estudos de teatro, investigadora (CET Base da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), neta de Mário Dionísio

Presidente da Direcção

Eduarda Dionísio, professora aposentada, filha de Mário Dionísio.

Suplente da Direcção

Eugénia Leal, professora da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa aposentada, ex-assistente de Mário Dionísio.

 

Fernando Bragança Gil, professor aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ex-director do Museu de Ciência da mesma Universidade, primo de Mário Dionísio. (falecido depois da fundação)

 

Fernando J.B. Martinho, professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, crítico literário, autor de textos sobre a obra poética de Mário Dionísio.

 

Francisco Castro Rodrigues, arquitecto, amigo de Mário Dionísio. (falecido depois da fundação - Ver notícia)

 

Francisco Louçã, economista, professor do ISEG, deputado, autor de textos e intervenções sobre Mário Dionísio.

 

Gabriela Dias, professora aposentada, colega e amiga de Mário Dionísio.

Suplente do Conselho Fiscal

Helena Barradas, professora aposentada, colega e amiga de Mário Dionísio.

 

Irisalva Moita, historiadora, conservadora de museus, ex-directora do Museu da Cidade, amiga de Mário Dionísio, viúva de Huertas Lobo, amigo de Mário Dionísio. (falecida depois da fundação)

 

Isabel da Nóbrega, escritora, amiga de Mário Dionísio.

 

João Caraça, professor catedrático do ISEG, director do serviço de Ciência da Fundação Gulbenkian, filho de Bento de Jesus Caraça, amigo de Mário Dionísio.

 

João Costa Neves, advogado, amigo de Mário Dionísio (falecido depois da fundação).

 

João Madeira, investigador de história do século XX, professor, autor de estudos sobre a época de Mário Dionísio para os quais consultou o seu arquivo, participante num ciclo sobre a sua obra.

 

João Mário Mascarenhas, director da Biblioteca Museu República e Resistência da CML, organizador de um ciclo sobre Mário Dionísio e do seu catálogo. (falecida depois da fundação)

 

João Marques Lopes, investigador de história literária do século XX, autor de textos sobre Mário Dionísio.

 

João Rodrigues, editor.

Presidente do Conselho Consultivo

João Rui de Sousa, poeta, amigo de Mário Dionísio, autor de textos sobre a sua obra literária.

 

Joaquim Mota Pereira, gestor aposentado, primo da viúva de Mário Dionísio, amigo de Mário Dionísio.

Tesoureiro da Direcção

Jorge Silva Melo, actor, encenador, cineasta, fundador do Teatro da Cornucópia, director dos Artistas Unidos, ex-aluno de Mário Dionísio, autor de textos sobre ele.

Membro do Conselho Consultivo

José Carlos de Vasconcelos, jornalista, director do JL, amigo de Mário Dionísio, autor de entrevistas a Mário Dionísio e de textos sobre a sua obra.

 

José Paiva, artista plástico, professor da Faculdade de Belas Artes do Porto, autor de uma serigrafia a partir de um quadro de Mário Dionísio.

 

Júlio Pomar, pintor, amigo de Mário Dionísio.

 

Luís Elias Casanovas, engenheiro, doutorado em conservação e restauro, professor, amigo de Mário Dionísio. (falecido depois da fundação)

 

Luís Miguel Cintra, actor, encenador, fundador e director do Teatro da Cornucópia, ex-aluno de Mário Dionísio, autor de textos sobre ele.

Membro do Conselho Consultivo

Luís Trindade, investigador de história do século XX, autor de textos sobre a época de Mário Dionísio para os quais consultou o seu arquivo.

 

Manuel Augusto Araújo, arquitecto, crítico de arte, funcionário da Câmara Municipal de Setúbal, ex-aluno de Mário Dionísio.

 

Manuel Gusmão, professor aposentado de Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, escritor, autor de textos e intervenções sobre a obra literária de Mário Dionísio.

 

Margarida Acciauoli, professora de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa, participante num ciclo sobre Mário Dionísio.

 

Maria Alzira Seixo, professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ex-aluna de Mário Dionísio, autora de textos sobre a sua obra literária. 

Membro do Conselho Consultivo

Maria das Graças Moreira de Sá, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ex-assistente de Mário Dionísio.

 

Maria de Lurdes Carvalho, professora aposentada, amiga de Mário Dionísio. 

 

Maria de Santa Cruz, professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ex-assistente de Mário Dionísio.

 

Maria Emília Dinis, professora aposentada, amiga de Mário Dionísio.

 

Maria Eugénia Cochofel, professora aposentada, filha de João José Cochofel, amigo de Mário Dionísio.

 

Maria Helena Carvalho, professora aposentada, amiga de Mário Dionísio com quem trabalhou no Ministério da Educação e Cultura, a seguir ao 25 de Abril.

 

Maria João Brilhante, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, presidente da administração do Teatro Nacional D. Maria, ex-assistente de Mário Dionísio.

Vice-Presidente da Direcção

Mário de Carvalho, escritor, ex-aluno de Mário Dionísio, autor de textos e intervenções sobre ele.

 

Natércia Coimbra, arquivista do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, autora da parte publicada do inventário do espólio de Mário Dionísio.  

Secretária da Direcção

Pedro Boléo Rodrigues, musicólogo, crítico de música, autor de textos sobre a época de Mário Dionísio para os quais consultou o seu arquivo.

Secretário da Direcção

Pitum Keil Amaral, arquitecto, filho de Francisco Keil do Amaral, amigo de Mário Dionísio.

Membro do Conselho Consultivo

Raul Hestnes Ferreira, arquitecto, filho de José Gomes Ferreira, amigo de Mário Dionísio.

 

Regina Guimarães, professora aposentada da Faculdade de Letras do Porto, escritora, cineasta, autora de textos inéditos sobre a obra pictórica de Mário Dionísio.

Membro do Conselho Consultivo

Roger Avelar, piloto aposentado, amigo de Mário Dionísio, viúvo de Maria da Graça Amado da Cunha, pianista, amiga de Mário Dionísio (falecido depois da fundação).

 

Rui Canário, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, ex-aluno de Mário Dionísio, autor de textos sobre a sua obra pedagógica.

Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Rui Mário Gonçalves, professor de história de arte aposentado da Faculdade de Letras de Lisboa, crítico de arte, autor de textos sobre a obra pictórica de Mário Dionísio. (falecido depois da fundação - Ver notícia)

 

Serge Abramovici, cineasta, escritor, ex-professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, autor de um estudo sobre um livro de Mário Dionísio.

 

Sílvia Chicó, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, autora de um estudo sobre a obra pictórica de Mário Dionísio.

Membro do Conselho Consultivo

Urbano Tavares Rodrigues, escritor, amigo de Mário Dionísio, autor de textos sobre a sua obra literária. (falecido depois da fundação - Ver notícia)

 

Vítor Ribeiro, técnico de vídeo, participante na organização de um ciclo sobre Mário Dionísio, autor de registos de várias sessões sobre ele. (falecido depois da fundação - Ver notícia)

 

Vítor Silva Tavares, editor, participante na organização de um ciclo sobre Mário Dionísio, autor de intervenções sobre a sua obra. (falecido depois da fundação - Ver notícia)

 

 

voltar para Centro Mário Dionísio - página inicial

voltar para Centro Mário Dionísio

voltar para Asociação Casa da Achada-Centro Mário Dionísio

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017